Há numerosas instituições que promovem cursos sobre empreendedorismo, que têm sido muito bem aproveitados por jovens por todo o país.
A província de Benguela acolheu, nos dias 30 e 31 de Outubro, o IV Fórum e Feira Regional do Auto-Emprego e Empreendedorismo, que teve como ponto alto um claro repto a todos os jovens de Angola no sentido de darem o primeiro passo.
A criação de negócios por via de iniciativas dos jovens é sempre bem-vinda porque o país fica melhor servido sempre que sejam os próprios jovens os primeiros a encontrar soluções para os seus problemas. Acreditamos que os jovens angolanos interpretam bem o repto que tem sido lançado pelas instituições do Estado, fazendo do empreendedorismo um ideal que os acompanha no dia a dia. Em Benguela, o governador provincial voltou a frisar que nas terras de Ombaka existem muitas oportunidades para os jovens, que devem saber aproveitá-las para gerar autoemprego e riqueza.
Isaac dos Anjos disse, referindo-se a Benguela, que “a nossa terra possui muitas potencialidades naturais que podem ser aproveitadas para o fomento do empreendedorismo agrícola. Às vezes, até nem há necessidade de plantar banana. Basta pegar na banana do agricultor, passá-la por água e empacotar bem, já pode dar lucros”. O número um da província de Benguela lançou um repto a todos os jovens, desafiando aqueles que defendem que tudo está condicionado pela crise e que esta inviabiliza uma série de iniciativas. Para Isaac dos Anjos, numa altura em que a diversificação económica ganha espaço, a crise apenas existe no dicionário dos preguiçosos, numa alusão à necessidade de transformar os tempos de dificuldade em oportunidades.