Vários países produtores e exportadores de petróleo estão a optar pela atribuição de incentivos a pequenas e médias empresas e pela criação de um ambiente de negócios que conduzam ao surgimento dessas unidades produtivas em grande número, na perspetiva da diversificação da economia e da redução do desemprego.
A volatilidade dos preços do petróleo levou países produtores e exportadores de crude a elaborar políticas que vão no sentido da redução da excessiva dependência de um único produto, com vista a fazerem face à eventuais crises.
Angola está também na rota da promoção do surgimento de pequenas e médias empresas em várias áreas produtivas. É entretanto importante que as facilidades de crédito à produção que venham a ser concedidas beneficiem as pessoas que dão garantias de que hão-de fazer bons negócios. Não se deve atribuir crédito barato a indivíduos que no passado já mostraram não ter vocação para negócios e que não estão nada interessados em contribuir para o crescimento da nossa economia.